
Cliente faz escândalo e chama a polícia no quiosque de operadora de telefonia em shopping da Av. Paulista, pois funcionário não queria efetuar desbloqueio de aparelho.
Desde 02/2008 quando a Agencia Nacional de telecomunicações (Anatel) determinou que todas as operadoras devem oferecer o serviço de desbloqueio de aparelhos celulares, a procura pelo serviço vem crescendo cada dia mais.
Na ultima sexta feira 26/02, Alex Ribeiro, 23, vendedor, chamou a polícia após discussão com funcionário da VIVO (uma das operadoras de telefonia celular), Alex diz “é uma falta de respeito com os clientes, faltei no trabalho para tentar efetuar o desbloqueio e eles dizem que não desbloquear meu aparelho porque só fazem desbloqueios 2°, 4° e 6°”. Alex permaneceu na fila por aproximadamente 40 minutos e só conseguiu efetuar o desbloqueio do aparelho após a chegada da polícia que não quis dar entrevista.
Essa prática começou devido à iniciativa da operadora Oi que fez uma forte campanha de marketing acrescentando que os celulares que ela vende são desbloqueados. Tal decisão, no entanto, apenas devolve ao consumidor um direito já garantido pelo Código de Defesa ao Consumidor (CDC).
Apesar do direito que o código garante ao consumidor a liberdade de escolha, as operadoras criam políticas específicas para dificultar o desbloqueio imediato, sendo esse um dos motivos pelo qual os clientes ficam mais insatisfeitos. Para Silmara Martins, 28, gerente de loja, não foi diferente, e afirma: “É uma falta de respeito com os clientes, eles esperam a gente ficar quase 40 minutos na fila para depois falar que não vai efetuar desbloqueio porque está fora do prazo”.
A Anatel informa que não deve existir nenhum empecilho criado pela operadora para efetuar o desbloqueio de aparelhos e avalia modificar regras para impedir operadoras de dificultar o desbloqueio de celulares. A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor), orienta os clientes a formalizarem queixas junto a Anatel e nas entidades de Defesa ao Consumidor nos casos em que as operadoras estejam criando políticas para dificultar o cumprimento desse direito.
Exigências das operadoras para desbloqueio de aparelhos:
Operadora, Documentos exigidos Prazo para desbloqueio
VIVO Cpf, RG, nota fiscal do aparelho 5 a 10 minutos.
e uma linha ativa no nome da pessoa.
OI Xerox do RG 5 minutos
TIM Nota fiscal e o aparelho imediato
CLARO Nota Fiscal, CPF e RG imediato
Angélica de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário